Apesar da atual greve vir se estendendo desde Novembro de 2017 e das interrupções do serviço de Auditores Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal ter se tornado uma constante nos últimos anos, a pauta da reunião foi dominada pela perplexidade às medidas atuais do movimento grevista.
No dia 10/05/18, por meio da correspondência "Carta PR 500/2018", remetida ao Secretário da RFB, a entidade representativa dos Auditores Fiscais anunciou 30 dias de greve contínua e ininterrupta. Impressiona ao Setor Privado o fato dessa intensificação da greve ter sido oficializada apenas um dia depois da publicação no DOU do Decreto 9.366/18, que regulamenta os critérios e os procedimentos específicos para o desenvolvimento dos servidores nos cargos das Carreiras Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil.
A sucessão de acontecimentos conduziu os participantes à conclusão óbvia de que o Poder Executivo encontra-se desmoralizado e totalmente impotente para lidar com a greve dos Fiscais Aduaneiros e que o Setor Privado, se desejar resolver a situação e garantir que a economia nacional não volte ao seu estágio recessivo, terá que pensar em novos meios de se fazer ouvir.
O ICI.BR - Instituto de Comércio Internacional do Brasil realizou o evento EXPORT CONTROLS - discussões quanto aos impactos nas operações realizadas no Brasil - ontem (05/09) em São Paulo.
Versão 2.0 NBS e NEBS
Módulo LPCO – Licenças, Permissões, Certificados e outros documentos, mais uma novidade do processo de exportação.
Realizamos no dia 23/05/2018 a 12ª Reunião do Comitê Técnico do ICI.BR, tratando da Greve dos Fiscais Aduaneiros, contando com a presença de 40 participantes em nosso auditório em Curitiba.